PROEJA – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Esse Blog foi criado a partir das proposições da disciplina Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Profissional da Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Essa pós-graduação é oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES em parceria com as Prefeituras e o Governo Federal.

Todas as postagens têm como intuito refletir criticamente sobre a realidade da escola pública na perspectiva da formação profissional, lançando mão, para tanto, de imagens e textos sobre trabalho, os trabalhadores e a escola.

Breve apresentação das criadoras do Blog:

LARISSA LOPES REIS DO NASCIMENTO

· Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na modalidade à Distância, Pós-graduanda em Gestão Pública no âmbito Escolar, atua desde 2006 no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANO, no município de Vitória.


SILVANA DALLAPÍCULA RAMOS

· Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduanda em Gestão Pública no âmbito Escolar e em Educação Infantil. Professora, a 15 anos, das séries iniciais e Pedagoga na modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Estado.


TANIA TESSINARI MIRANDA

· Formada em Pedagogia e com Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua desde 2008 na Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano, no município de Vitória.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Relato de Experiência

Trabalhar na modalidade EJA é muito gratificante e desafiador. Saber lidar com as diferenças e expectativas de todos que ingressam na escola depois de certo tempo afastado por diversos motivos, me fez lançar um novo “olhar” sob os sujeitos da EJA.
A importância da escola em acolher todos que retornam, não tem a merecida atenção por parte dos professores. Muitos acreditam já saber de tudo o que é necessário para a aprendizagem. Nada prejudica mais o conhecimento do que a inexistência de dúvidas.
Os professores devem ter isto sempre presente. Estando atentos e preocupados em não convidar seus alunos a realizarem um trabalho inútil, pois quando isto acontece a ida à escola perde o sentido. Afinal, a escola deve ser para eles um espaço privilegiado para a busca do conhecimento e da prática.

Um comentário:

  1. Caríssimas,
    Trabalhar com jovens e adultos requer olhares com responsabilidade ante a diversidade do publico a ser atendido.
    Trabalhar com a EJA requer sensibilidade nas necessidades dos educandos.
    Educandos que sentiram o sabor amargo da exclusão escolar, do fracasso escolar.
    Fracasso escolar atribuídos, na maioria das vezes, à sua incapacidade de aprender.
    Aprender que não compete apenas ao aluno, mas
    ao educador, a escola, a comunidade, enfim a todo um contexto vivido.
    Vivido, sofrido as agruras de um viver que quer escrever, ler o mundo.
    Ler o mundo, ah! ler o mundo.

    Celina K.Suguri Motoki

    ResponderExcluir