Trabalhar na modalidade EJA é muito gratificante e desafiador. Saber lidar com as diferenças e expectativas de todos que ingressam na escola depois de certo tempo afastado por diversos motivos, me fez lançar um novo “olhar” sob os sujeitos da EJA.
A importância da escola em acolher todos que retornam, não tem a merecida atenção por parte dos professores. Muitos acreditam já saber de tudo o que é necessário para a aprendizagem. Nada prejudica mais o conhecimento do que a inexistência de dúvidas.
Os professores devem ter isto sempre presente. Estando atentos e preocupados em não convidar seus alunos a realizarem um trabalho inútil, pois quando isto acontece a ida à escola perde o sentido. Afinal, a escola deve ser para eles um espaço privilegiado para a busca do conhecimento e da prática.
A importância da escola em acolher todos que retornam, não tem a merecida atenção por parte dos professores. Muitos acreditam já saber de tudo o que é necessário para a aprendizagem. Nada prejudica mais o conhecimento do que a inexistência de dúvidas.
Os professores devem ter isto sempre presente. Estando atentos e preocupados em não convidar seus alunos a realizarem um trabalho inútil, pois quando isto acontece a ida à escola perde o sentido. Afinal, a escola deve ser para eles um espaço privilegiado para a busca do conhecimento e da prática.
Caríssimas,
ResponderExcluirTrabalhar com jovens e adultos requer olhares com responsabilidade ante a diversidade do publico a ser atendido.
Trabalhar com a EJA requer sensibilidade nas necessidades dos educandos.
Educandos que sentiram o sabor amargo da exclusão escolar, do fracasso escolar.
Fracasso escolar atribuídos, na maioria das vezes, à sua incapacidade de aprender.
Aprender que não compete apenas ao aluno, mas
ao educador, a escola, a comunidade, enfim a todo um contexto vivido.
Vivido, sofrido as agruras de um viver que quer escrever, ler o mundo.
Ler o mundo, ah! ler o mundo.
Celina K.Suguri Motoki